Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.
Maria do Céu Antunes e Pedro Barreto falam dos desafios da agricultura portuguesa, do impacto da crise inflacionista, da necessidade de desburocratizar o acesso a fundos comunitários e a financiamento para garantir mais e melhor agricultura em Portugal.
In Jornal de Negócios, 05 Jan 2023
O lançamento da 11.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura contou, pela primeira vez, com oito expositores de empresas que já foram distinguidas neste prémio nacional e que deram a conhecer o seu trabalho.
In Jornal de Negócios, 07 Dez 2022
Eduardo Oliveira e Sousa tem um olhar crítico sobre o Green Deal - Pacto Ecológico Europeu, que se baseia em duas estratégias com um impacto direto na atividade agrícola a partir de 2023: a estratégia para a biodiversidade e o farm to fork ou do prado ao prato.
Os agricultores precisam de ter acesso ao conhecimento, de o assimilar e pôr em prática. Mas na transferência de conhecimento e de informação, a dificuldade está na forma como se transmite.
Algumas estruturas de distribuição de água são mais de infiltração, porque “estão a funcionar como foram pensadas há 70 anos, criticou José Pedro Salema, presidente da EDIA.
“Precisamos de uma nova geração, quer de empresários quer de massa crítica, que seja capaz de responder a desafios como a inovação”, disse Pedro Santos.
Nestes dez anos, o Prémio Nacional da Agricultura teve perto de 9 mil candidaturas e 150 prémios atribuídos e em 2021 bateu-se o recorde com 1.321 candidaturas.
A ministra da Agricultura e da Alimentação considerou o desafio de preservar os recursos naturais para alimentar os portugueses, contribuir para a autonomia estratégica da Europa e dar também resposta aos desafios globais.
“O trabalho colaborativo tem melhorado muito nos últimos anos, e tem desenvolvido soluções à medida do que os agricultores precisam e que é feito com estruturas de interface e do sistema científico e tecnológico”, referiu Nuno Canada, presidente do INIAV.
In Jornal de Negócios, 19 Out 2021
A única forma de conseguir aumentar a nossa sustentabilidade tanto ambiental como financeira ou social é através da tecnologia desde a robotização, digitalização até o Big Data, o 5 G ou a realidade aumentada e virtual entre outras.
Hoje, 80% dos recursos hídricos são desperdiçados por restrições ambientais.
In Jornal de Negócios, 21 Set 2021
O PRR é mais uma recuperação da máquina do Estado do que das empresas.
Esta nova tecnologia de manipulação dos genes, “que é extraordinária”, diz Divanildo Monteiro, poderá ter condicionantes na Europa.
A mão de obra qualificada teve impacto positivo em setores como o vitivinícola do Douro ou a produção de leite entre Douro e Minho.
Ao vivo. Conferência foi num evento com público. Desafios. O clima e o ambiente são os grandes desafios à competitividade da agricultura europeia e portuguesa.
O PRR vai canalizar 93 milhões para a transição digital e inovação e o programa Next Generation 312 milhões para a agricultura biológica e o desenvolvimento das zonas rurais.